domingo, 30 de novembro de 2014


No dia 27 de novembro recebemos a APSI, Associação para a promoção da segurança infantil),para uma sensibilização rodoviária.


Discutimos vários aspetos e registámos as nossas ideias no quadro.
Deixamos uma informação muito importante aos nossos colegas: tens de usar sempre o cinto de segurança e uma cadeira adequada; só não precisas de usar cadeira se tiveres mais de 1,35 m ou mais de 12 anos!
Ajuda os teus pais, coloca logo o cinto!
Boas viagens, em segurança!
Não deixe de participar neste momento de diversão, exercício e solidariedade.
Esperamos por si!

A Beatriz Torrens, do 2ºD, faz parte do Projeto Fénix da nossa escola. 
São muitos os progressos da Beatriz. 
Sempre que chega da sua sessão partilha com a turma uma leitura.
Parabéns pelos teus progressos Beatriz!
Vais conseguir ultrapassar as tuas dificuldades!

domingo, 23 de novembro de 2014

Dia 16 de dezembro vamos ao Teatro Tivoli ver a peça 
"Um tesouro do tamanho do mundo".


"Através de uma grande viagem vamos aprender a respeitar os costumes e os hábitos de diferentes povos e nações. Vamos aprender a aceitar o que é diferente. Vamos pensar na inclusão. Vamos pensar como é bom quebrar fronteiras e conhecer melhor este maravilhoso planeta que é o nosso, com as suas diferentes culturas e formas de estar. (...)

O Miguel e a Matilde viajam pelo mundo e para além de todas as maravilhosas  aventuras que vivem, descobrem que há temas muito importantes sobre os quais devem pensar, discutir e agir."

Vamos entrar na magia do teatro, sentir a magia do espaço... da arte...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

 
Finalmente o cheirinho do S. Martinho vivido na nossa escola com castanhas, sorteio do cabaz de S. Martinho, jogos tradicionais e danças de roda.
 
 
A tradição alegra e aquece todos os corações...

domingo, 16 de novembro de 2014

Este sábado iniciou-se a primeira fase da reestruturação do ginásio.
É grandioso reparar na dedicação em melhorar os espaços desta escola, apesar de todas as condicionantes,  acreditamos que é possível!
Bem haja por todo o vosso esforço em manter a escola conservada e bonita.
Tudo é possível, basta acreditar....
Cooperação e interajuda são valores que os nossos alunos, vossos filhos, sentem cada vez que entram neste espaço...
 
Não nos vamos deixar vencer... junte-se também a estas iniciativas.
"Todos juntos conseguimos!"
 
Sandra Santos

Existem escritores escondidos na EBFJS...
 
 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014


As crianças são uma fonte de energia e criatividade inesgotável. Através de jogos tradicionais e de improvisos simples, foi possível perceber que todos nós temos espaço num grupo de trabalho ou num grupo de amigos. Não há espaço para o certo ou errado - pelo menos nestas 2h de aula. As coisas são como são, e temos de aprender a lidar com elas e a fazer as melhores escolhas. 
Imaginemo-nos à deriva numa jangada, sem salvação aparente, onde quatro pessoas terão de sacrificar um elemento do grupo para sobreviver. Sermos um marinheiro parece ser a escolha mais inteligente, passamos a ser o elemento mais importante do grupo, até que um livreiro que estava também na jangada, conseguiu provar o contrário e ocupar o seu lugar. O marinheiro é então atirado borda-fora. Tubarões esfomeados acabam por se vingar no marinheiro, mas em vez de dentadas, fazem cócegas. Tudo a partir da simples premissa "A jangada está demasiado pesada. Quem sai?".

Muitas gargalhadas foram dadas, muitas vergonhas foram atenuadas, mas mais importante, todas as preocupações foram esquecidas.
Duarte Amaral

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"Quantos alunos tem o agrupamento de Escola Ibn Mucana?"

A turma do 2ºD, principalmente a aluna Maria Manuela, com a Marta Gonçalves (aluna do 9ºB da sede de agrupamento) desenvolveu este projeto.
A partir de um problema existente no manual de matemática, escrevemos um email à Professora Luzia (adjunta da diretora) a perguntar o número de alunos existente em cada escola do agrupamento. Posteriormente agrupamos as informações e com o material MAB foi trabalhada a decomposição do número de alunos de cada escola.
 
Quantos alunos tem o nosso Agrupamento?
descobre...
 



Na sala de aula do 1ºD....

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

"Na sexta feira, dia 31 de outubro, alguns alunos da escola vieram mascarados de bruxas, vampiros, abóboras... ou então apenas com um detalhe diferente!
Fizemos bolachas "dedos de bruxas" para comermos.
Muitos meninos participaram no Concurso de Abóboras esculpidas, ficaram todas muito engraçadas!
 

Esta tradição não é portuguesa, é estrangeira! Em Portugal temos uma atividade muito parecida que chamamos "Pão por Deus", no dia 1 de novembro. A professora explicou-nos as diferenças e semelhanças destas duas festividades. Mostrou-nos a música que habitualmente se canta à porta das pessoas. Nós achámos tão engraçado que quisemos copiar..."
texto do Vasco, Gonçalo e Cãtãlin do 2ºD